Secretaria de Desenvolvimento Sustentável realiza curso de compostagem

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável  realizou na última quinta-feira(16) um curso de compostagem para os agricultores do município, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA. O curso contou com uma etapa  teórica e outra prática.

O objetivo do curso foi  atender ao Termo de Comprometimento Ambiental (TCA) assinado diante do Ministério Público para capacitação de agricultores. Neste sentido os agricultores aprenderam a produzir  adubo orgânico de boa qualidade e a baixo custo, além de terem participado de um trabalho ambiental.

Segundo a secretária Línthia Lima, responsável pela ação, esta iniciativa está contemplada no Plano Municipal de Resíduos Sólidos. “A ação já faz parte do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, onde, futuramente, será estimulado a ser realizado por toda a população através da coleta seletiva.Transformar o lixo orgânico em adubo é uma opção para diminuir o volume de resíduo destinado aos lixões, além de reduzir emissões que causam efeito estufa.” Explicou Línthia.

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo e que pode ser utilizado como adubo. Confira imagens do curso ministrado pelo palestrante Francisco Canindé.