Secretaria de Desenvolvimento Sustentável inicia projeto de coleta seletiva em Condado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável se reuniu, na última quarta-feira(14), na sede da Prefeitura Municipal do Condado, com representantes da Associação dos Catadores de Recicláveis do Condado-ACATAR e da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade com o objetivo de traçar metas para a realização da coleta seletiva em Condado.

A primeira medida será a inclusão dos catadores associados no processo de limpeza urbana. Isto acontecerá diante da reorganização do horário da coleta do lixo realizada pela Prefeitura que será atrasada em 30 minutos, afim de possibilitar a passagem dos catadores  para a coleta dos materiais recicláveis. Com o fechamento do lixão este trabalho possibilitará a garantia de uma renda para as famílias que sobreviviam da coleta direta no lixão.

O trabalho terá início nas áreas do Estádio O Abilião e Loteamento Novo Condado. Para a Secretária Línthia Lima, responsável pelo projeto, o engajamento da comunidade é fundamental neste processo. ” Para facilitar a ação dos catadores, pedimos que a comunidade crie o hábito de separar os materiais recicláveis dos restos de comida. Dentre esses materiais podemos citar como exemplo, garrafas pets, papelões, folhas de caderno e alumínio. Se a comunidade ajudar os catadores não ficarão desassistidos.” Reforçou Línthia Lima.

Esta ideia, segunda a secretária, é apenas um projeto piloto que depois será ampliado para outros bairros. A proposta é que futuramente os agentes de endemias e agentes de saúde sejam envolvidos na campanha de conscientização da sociedade. O município do Condado está elaborando junto aos demais municípios da Zona da Mata Norte o seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos atendendo a Lei nº. 12.305/2010 que institui a política nacional de resíduos sólidos.

IMG_20150114_101419880 IMG_20150114_101436581_HDR