Plano Municipal de Resíduos Sólidos é concluído em Condado

Aconteceu na tarde da última terça-feira(05) no Clube Municipal de Condado, uma reunião para a conclusão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos,realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

Construído ao longo de 7 meses com o suporte técnico do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional-COMANAS, o plano foi apresentado pelo engenheiro sanitarista Clayton Rezende Nunes. Cada secretaria municipal enviou representantes que farão parte da execução do plano no município.

A secretária de desenvolvimento sustentável, Línthia Lima explicou no que consiste o plano de Condado.” Nos reunimos em Carpina com outros municípios durante 7 meses, para pensar o plano municipal de acordo com a realidade de cada município. O nosso plano conta com metas a serem cumpridas relacionadas a gestão dos resíduos sólidos contemplando algumas ações como a coleta seletiva, educação ambiental e valorização dos catadores. Já temos um trabalho iniciado em Condado neste sentido e já sentimos a importância deste trabalho com estas famílias. Em breve convidaremos a população para conhecer o nosso plano e contamos com a presença de todos.” Convidou a secretária que tem como próxima etapa a realização de uma audiência pública para apresentação do plano municipal à comunidade.

Os municípios estão nesta mobilização para cumprir a Lei nº 12.305/10, que institui a política nacional de resíduos sólidos. Condado como foi informado pela secretária já está dando alguns passos em direção ao que preconiza a lei, a exemplo do fechamento do lixão e do trabalho de organização dos catadores em associação.Confira algumas imagens da reunião realizada com os servidores em Condado.