Equipe da Prefeitura prestigia dia dedicado à pessoa com deficiência

Foi realizada na tarde desta quarta-feira(03) uma confraternização promovida pela Organização Especial em Defesa da Vida-OEDV no Clube Municipal de Condado. A prefeita Sandra Felix e secretárias municipais prestigiaram o evento que também contou com a presença de representantes do Governo do Estado , da Pastoral da Pessoa com Deficiência do bairro da Torre no Recife, de uma comitiva do Engenho Bonito, e das famílias e portadores de deficiência da cidade.

O representante da OEDV , Paulo Ferreira, agradeceu o apoio da gestão municipal pela apresentação de um projeto de lei que foi aprovada por unanimidade concedendo à Associação o Título de Utilidade Pública e a concessão de uma subvenção mensal para apoio à entidade.

A prefeita Sandra Felix em sua fala lembrou da implantação da Gerência da Educação Especial que aconteceu na sua gestão a frente da Secretaria de Educação do município e parabenizou a todos que abraçam esta causa na cidade. Um agradecimento especial foi feito a Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Josué Fonseca. ” Agradeço aos vereadores pela aprovação deste projeto de lei que apresentamos. É muito bom ver a nossa gestão poder ser instrumento de melhoria na vida destas pessoas.” Agradeceu a prefeita.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luíza deu a sua palavra de apoio aos pais que tem filhos com deficiência. ” Eu nunca pensei em ter dois filhos deficientes. Há dois anos meus filhos sofreram um acidente que os tornou deficientes. Graças a Deus estão bem e cuidando das suas vidas. Nós não precisamos tratar estas pessoas como coitadinhas. Não desistam dos seus filhos.Eles podem, eles são úteis e capazes.” Testemunhou a secretária.

A representante do Governo do Estado Neide de Andrade apresentou as iniciativas da Secretaria Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência e falou da parceria que pretende firmar com o município de Condado. ” O Governo do Estado oferece alguns serviços e pretendemos trazer para Condado o programa Pernambuco Conduz que tem como objetivo realizar o deslocamento dos deficientes para tratamento. Solicitamos um levantamento do número de cadeirantes da cidade para dar andamento a esta parceria.” Afirmou Neide que ainda informou que em 2015 terá início o programa Carteira Livre que dá gratuidade aos deficientes em viagens intermunicipais. Atualmente a gratuidade acontece para viagens interestaduais, uma contradição segundo Neide.

O evento que lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência teve sequência com a apresentação das crianças da Filarmônica 28 de Junho. Confira!