Dia da Consciência Negra é celebrado em Condado

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV realizou na noite da última sexta-feira(28) uma festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luíza da Silva, dos pais e alunos usuários do serviço. Na abertura do evento dois alunos fizeram uma leitura para explicar a importância do dia da consciência negra.

Várias apresentações foram realizadas. A turma da orientadora Elizângela apresentou o maculelê e as alunas da orientadora Magali dançaram a música Nega Maluca. Na ocasião o orientador de esportes, Edmilson, homenageou seus alunos que estão participando do Jogos Estudantis de Condado e premiou as alunas Nalanda, vencedora da etapa de dama pedagógica e as alunas Verônica e Pâmela que venceram a etapa do dominó.

A orientadora Elizângela apresentou o trabalho realizado pelo aluno Arthur que participou durante uma semana de uma oficina de máscaras realizada numa parceria com artistas italianos. A equipe ainda apresentou um desfile com todas as meninas participantes do Serviço.No encerramento do evento alunos das orientadoras Rúbia e Antônia formaram um coral cantando músicas contra o preconceito.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Related Articles

Close
Skip to content