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Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos 2017-06-15T03:33:47+00:00

Secretário de Planejamento Urbano Obras e Serviços Públicos

Felipe Balbino Muniz de Araújo

ENDEREÇO: AV.15 DE NOVEMBRO, S/N , CENTRO-CONDADO/PE
E-MAIL: infraestrutura@condado.pe.gov.br
TELEFONE: (81) 3642-1031
Horários de atendimento: 07h30 às 13h30
 

 

 

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos, tem como objetivo:

a) gerir as atividades de planejamento urbano e de implementação do Plano Diretor do Município;

b) gerir a elaboração de proposta de legislação e normas urbanísticas e colaborar na elaboração das demais, no âmbito de atuação da Secretaria;

c) gerir a elaboração de programas e projetos de requalificação urbana em articulação os demais órgãos da Gestão pública Municipal;

d) gerir as atividades de controle, licenciamentos, fiscalização e monitoramento da expansão urbana e da ocupação e do uso do solo;

e) coordenar o licenciamento de atividades em espaços públicos, no solo, subsolo e nos espaços aéreos;

f) realizar os procedimentos necessários à autorização de edificação particular, segundo a legislação vigente, sobretudo as disposições do Código de Obras e Posturas do Município, normas técnicas, normas de segurança e disposições pertinentes ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA incluindo:

  • o exame técnico de pedidos de aprovação de plantas de edificações particulares;
  • a emissão de alvará de construção;
  • fiscalização da construção, com aplicação de penalidades e do procedimento legal no caso de constatação de irregularidade (autos de infração, notificações, multas e embargoa)
  • verificação do termo de construção e a emissão do respectivo alvará e “habite-se”;
  • controlar serviços relacionados com placas numérica de de localização ou endereços dos imóveis;
  • averiguar serviços de arquivamento de projetos, levantamentos, alvarás de construção e outros documentos do setor;
  • fornecimento de cópias de projetos aprovados, mediante cobrança de taxa;

g) analisar processos de loteamentos, parcelamento de áreas e subdivisão e fusão de lotes, consultadas às questões de domínio e às disposições da legislação federal e municipal;

h) realizar serviços de cartografia e de informação, incluindo:

  • a elaboração e acompanhamento das plantas cadastrais;
  • a elaboração e encaminhamento das plantas cadastrais;
  • a elaboração das plantas de equipamentos urbanos, compreendendo água potável, drenagem pluvial, esgotos sanitários, energia, iluminação pública, telefonia, pavimentação, arborização, parques, jardins e outros;
  • a elaboração das plantas de equipamentos comunitários e de recursos sociais, compreendendo equipamentos de educação e cultura, saúde, abastecimento, esporte e lazer, linhas e pontos de transporte coletivo, prédios públicos, templos, cemitérios e outros;
  • a elaboração das plantas de equipamentos econômicos de extração mineral, agricultura, pecuária e de indústria, comércio e prestação de sérvios;
  • a iniciativa de participação na implantação de sistema de informações municipais, por processamento eletrônico, abrangendo os equipamentos urbanos, comunitários e econômicos, bem como informações sobre serviços públicos;
  • a guarda e o arquivamento das plantas originais de loteamentos e parcelamento de áreas que não podem ser alteradas ou rasuradas;

i) gerir em colaboração com a Secretaria Municipal de Gestão Financeira e Planejamento Administrativo, os bens públicos originários de parcelamento e desmembramento do solo e de operações urbanas e afins, bem assim os caracterizados como áreas institucionais;

j) organizar e dirigir os arquivos de plantas, projetos de engenharia, levantamentos topográficos, desenhos, livros, catálogos e normas técnicas;

k) prestar apoio técnico e administrativo à Comissão Permanente de Uso do Solo, e a outras instâncias colegiadas de sua érea de atuação; e

l) desenvolver outras atividades necessárias ao desempenho dos serviços de urbanismo no Município.